Como parte da campanha pela libertação de Boris Kagarlitski, ativista marxista russo, publicamos o texto abaixo, escrito diretamente da Rússia. É importante que entidades do movimento social e organizações de esquerda se unam e contribuam para essa campanha. Pedimos a todos que divulguem amplamente essa causa.
Putin prende o marxista Boris Kagarlitski: LIBERTEM BORÍS! Rakhmétov (pseudônimo), direto da Rússia
Uma longa trajetória de luta Boris Kagarlitski, nascido em 29 de agosto de 1958 em Moscou, é um sociólogo marxista, ativista de longa data, autor de muitos livros importantes e editor-chefe do Rabkor, um dos principais canais de mídia de esquerda na Rússia atual. Figura proeminente no país, ele foi um dissidente de esquerda durante a era soviética e enfrentou prisões e perseguições por suas posições. Desde 1977, tornou-se um dissidente de esquerda e participou da publicação de revistas samizdat “Variants” e “Left Turn” (mais tarde intitulada “Socialismo e o Futuro”). De 1994 a 2002, trabalhou como pesquisador sênior no Instituto de Política Comparada e Problemas do Movimento Trabalhista da Academia Russa de Ciências (ISP RAN). Mais recentemente, foi professor na Escola Superior de Ciências Sociais e Econômicas de Moscou.
Perseguido por Putin Sua atividade de oposição sob Vladimir Putin o levou à sua última prisão. Em maio, Boris já havia sido declarado “agente estrangeiro” pelo governo russo, sendo considerado perigoso e inimigo dos oligarcas. A prisão de Boris Kagarlitski é uma tentativa de silenciar a oposição de esquerda e perpetuar seus planos contra a classe trabalhadora. Devemos exigir sua libertação e denunciar essa prisão nos meios de comunicação de sindicatos, partidos e organizações em geral.
Nossa força está na solidariedade! Iniciamos uma campanha internacional de arrecadação de fundos para fornecer ajuda e apoio a Boris Kagarlitski. Apelamos a todos os movimentos socialistas de esquerda para mostrar solidariedade. É fundamental que as organizações do movimento social e da esquerda mundial se mobilizem pela liberdade de Boris, denunciando essa prisão em todos os canais de mídia disponíveis.
E-mail para contato: atomz.peace@gmail.com
(Samizdat (Самиздат) – método de distribuição não oficial e, portanto, sem a censura de obras literárias, bem como textos políticos, religiosos e jornalísticos na URSS, quando as cópias eram feitas pelos autores ou leitores sem o conhecimento e permissão de órgãos oficiais do Estado soviético, geralmente por métodos datilografados, fotográficos ou manuscritos).