Reproduzimos a resolução do Movimento pela Frente Socialista Revolucionária do RJ em apoio aos trabalhadores e trabalhadoras do Hospital Federal de Bonsucesso no Rio de Janeiro. A greve, por tempo indeterminado, é contra a entrega da unidade hospital ao Grupo hospitalar Conceição. Essa luta também é parte da greve nacional dos trabalhadores da rede federal que já completou cinco meses sem o governo Lula atender as reivindicações da categoria.
A privatização dos hospitais federais do Rio de Janeiro, seja via entrega as OS, após a municipalização, em conluio com o Prefeito Eduardo Paes, como foi o caso do Hospital Federal do Andaraí – atualmente com recurso judicial -; seja via entrega a um grupo privado para administrá-lo, como é o caso do Hospital Federal de Bonsucesso, em vias de ser entregue ao Grupo Conceição, do Rio Grande do Sul, é uma forma do governo deixar de usar os recursos dos impostos que são pagos pelos trabalhadores e pelo povo (via tributação do consumo e da renda) para gerar educação e saúde de qualidade e passar a usá-los para pagar juros da dívida pública para os ricos burgueses nacionais e internacionais. Essa é uma imposição do Novo Arcabouço Fiscal (o novo teto de gastos), defendido pelo governo Lula/Alckmin com unhas e dentes também quando atacou duramente as greves da educação federal, do IBAMA / ICMBIO e do INSS e não concedeu nenhum reajuste salarial para este ano.
Assim, os ricos burgueses ganham duas vezes dos atuais administradores do Estado capitalista brasileiro: Lula e a Frente Amplíssima montada por ele. Ganham com o pagamento em dia dos juros de uma dívida nunca auditada e que consome mais da metade da riqueza produzida no país; e ganham com o novo negócio com o qual irão explorar o povo brasileiro – no caso o novo negócio de exploração da saúde. Quem puder pagar vive. Quem não puder entrará em filas que deixarão saudades das filas do SUS e do Sisreg.
Todo apoio à luta e ao piquete no Hospital Federal de Bonsucesso!
Segue a luta no HFB contra a entrega do hospital federal para os gestores privados por parte do governo Lula.
É preciso solidariedade política, material e militante à luta do HFB. É preciso apoio ao piquete das(os) companheiras(os). É preciso presença de dirigentes sindicais e militantes do movimento sindical, popular e estudantil no piquete, nos seus momentos mais tensos, pela manhã. O SUS e o HFB são de todo o povo.
A CSP – Conlutas é a central com mais capacidade de fazer isso, por não ser uma entidade com vínculos com o governo federal. Sindicatos como o SINDSCOPE, Petroleiros e outros também podem prestar esse apoio militante.
A defesa do HFB como hospital público federal e contra a privatização da sua gestão é parte da luta da classe trabalhadora e do povo pobre das periferias e favelas! Tudo que foi privatizado cheira mal; fede, como vemos no apagão de quase uma semana em São Paulo.
Chamamos também as maiores centrais sindicais, a CUT e a CTB (a qual o SINDSPREV-RJ é filiado) a encabeçarem um chamado a todo movimento sindical, popular e estudantil a construir um calendário de apoio, lutas e mobilizacoes unificadas ao lado da luta dos trabalhadores do Hospital Federal de Bonsucesso contra a privatização que o governo federal tenta impor.
Fora Grupo Conceição do HFB! Viva o SUS!
SOMOS TODOS HFB!!!!
Resolução Indicativa da reunião do Movimento pela Frente Socialista Revolucionária – RJ, em 16 de outubro de 2024.